em Enriquecimento Cadastral

Com a chegada do final do ano as expectativas das empresas aumentam quanto a recuperação de crédito oriunda do 13º do devedor – e com os indicadores de arrecadação recorde de impostos pela União, uma nova fase da retomada econômica foi dada. Entenda como inovar nas estratégias para potencializar o recebimento neste final de ano.

13º Salário: Como a economia brasileira está reagindo e quais as perspectivas ainda para 2021

Conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2021, houve um recuo na taxa de desemprego no Brasil, reduzindo para 14,1%. A queda de 0,6 ponto percentual em relação ao índice anterior, transparecendo a recuperação da economia pós crise gerada pela pandemia de Covid-19, sendo possível enxergar um aumento da recuperação de crédito com o 13º do Devedor em relação ao período anterior.

De maneira geral, essa recuperação, ainda que seja maior do que a inicialmente esperada pelo mercado, ainda é bastante tímida, puxada muito pela diminuição de pessoas desocupadas – ou seja, não representa, em números absolutos um aumento de trabalhadores com carteira assinada, que possibilitaria um aumento na negociação de dívidas com o 13º do Devedor.

13º do Devedor: Podemos voltar a considerar que é a melhor época do ano para cobrar?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê que a primeira parcela do 13º do Devedor deve ser paga até o dia 30 de Novembro e o valor restante até o dia 20 de Dezembro de 2021. O pagamento do 13º Salário é sempre considerado um aquecimento na economia, com a injeção de centenas de milhares de reais neste período de fim de ano, viabilizando a regularização de dívidas, inclusive com pagamentos espontâneos!

Apesar de ser uma remuneração sabida e esperada por todos os trabalhadores formais (aqueles que possuem carteira assinada), o recebimento do 13º do Devedor continua sendo a remuneração considerada para pagamento de dívidas. Ao receber este montante, o devedor, na grande maioria das vezes, está insatisfeito com sua situação de inadimplência e acaba procurando seus credores para regularizar seus débitos.

Sem dúvidas, ainda que muito distante de cenários anteriores da economia, os meses de Novembro e Dezembro são as melhores épocas para negociar considerando o 13º do Devedor e a cultura de chegar no próximo ano sem pendências.

Tendo isso em vista, o setor de cobrança de maneira geral (indústria, varejo, assessorias, contact centers etc.) devem adequar suas ações neste período visando ao 13º do Devedor, cabendo salientar algumas estratégias digitais que agilizam a localização e o contato com o cliente inadimplente imediatamente, já agendando negociações, antes que outros credores cheguem!

Negociação com o 13º Salário do Devedor: Como identificar profissionais com carteira assinada?

Considerando o período de recebimento do 13º do Devedor, nesse período o ideal é priorizar negociações com profissionais que possuem carteira assinada, já que se trata de um perfil mais propenso a regularizar sua situação financeira neste momento.

No entanto, essa identificação costuma ser uma tarefa extremamente árdua, já que, mesmo com o 13º do Devedor, este, muitas vezes, já está tendencioso a responder a chamadas telefônicas indicando estar desempregado.

Para auxiliar nesta dificuldade, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança, desenvolveu robôs com inteligência artificial com integração online e real-time no Ministério do Trabalho e emprego e que viabilizam a consulta de vínculo empregatício de uma pessoa, possibilitando uma análise mais aprofundada acerca da possibilidade de negociação com o 13º do Devedor.

Além disso, a Think Data conta também com solução que viabiliza a identificação de recebimento de seguro-desemprego, que, ao realizar o cruzamento com diversas outras informações adicionais, garantem maior assertividade na identificação e negociação considerando o 13º do devedor.

Quais as melhores formas de contato para “abocanhar” parte do 13º salário do Devedor?

De nada adianta identificar e haver centenas de milhares de reais injetados na economia se não é possível localizar para regularizar dívidas com o 13º do devedor.

Nesse ponto, cabe destacar estratégias que utilizam o WhatsApp como meio de comunicação ou validação de contato. A Think Data, conta com solução exclusiva que identifica, real-time, a existência deste aplicativo nos telefones móveis, viabilizando além da realização de contato diretamente via app, mas também como a identificação de melhor telefone para contato e realização de acordo com o 13º do Devedor.

Além disso, como estratégias ao contato telefônico para garantir a recuperação de crédito com o 13º salário, é possível também contar com a validação de WhatsApp para identificar telefones bons para envio de SMS com link para contato via chatbot ou para boleto de negociação, por exemplo.

Clientes da Think Data contam também com o Localização Garantida®, tecnologia totalmente inovadora e exclusiva no país que é capaz de identificar se um telefone móvel está ativo e de fato vinculado ao CPF, garantindo total efetividade nos acionamentos para negociar com o 13º do Devedor – tecnologia extremamente ágil, que possibilita a identificação do melhor telefone para contato e que é cobrada somente no caso de localização do devedor!

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário