em Enriquecimento Cadastral

Entenda os obstáculos para uma análise eficiente e como a tecnologia pode auxiliar na criação de uma cascata de checagens Antifraude via API, que seja rápida, econômica e confiável.

Antifraude via API: Mercado de Crédito em Expansão, mas cresce também o Risco de Fraude

O mercado de crédito no Brasil está em constante crescimento. Segundo o Banco Central, o estoque de crédito do país atingiu R$ 5,5 trilhões em agosto de 2023, com uma previsão de crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior.

Para as empresas que oferecem crédito, esse crescimento representa uma oportunidade. No entanto, também traz novos desafios, como o aumento do risco de fraude. Segundo pesquisas de mercado, as tentativas de fraudes no mercado de crédito brasileiro movimentaram R$ 5.8 bilhões em 2022. E somente no 1º Semestre de 2023, aplicações Antifraude via API já evitaram prejuízos em torno de R$ 6,2 Bilhões.

Fica evidente a importância de investir nos tempos de hoje em Antifraude via API, para que as instituições financeiras possam reduzir riscos em seus processos de análise de crédito e antifraude. Através destas análises, é possível avaliar a elegibilidade, solvência e confiabilidade dos clientes, coletando e processando informações como dados cadastrais, histórico de crédito, renda e patrimônio. O objetivo é confirmar a identidade do solicitante, avaliar sua capacidade de pagamento e determinar os termos adequados do crédito.

Antifraude via API: Como Instituições Financeiras Economizam na Análise de Crédito com Fontes de Dados de Fé Pública

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 51% dos brasileiros adultos solicitaram algum tipo de crédito ou empréstimo em 2023. No entanto, nem todos os que solicitaram crédito conseguem obter a aprovação. Alguns levantamentos apontam 91% dos consumidores já tiveram uma vez seu crédito negado. Isto nos mostra como a um custo significativo para a análise de crédito e de prevenção a fraude não somente com os aprovados, mas também com os reprovados.

Por mais que exista um custo, o objetivo da análise de crédito é reduzir riscos de inadimplência e fraude, protegendo tanto instituições financeiras quanto consumidores. Mas Instituições financeiras, especialmente as menores, enfrentam desafios como acessar informações confiáveis e prevenir fraudes de forma ágil, segura e econômica. Dependem de bureaus de crédito (como Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista) para dados, mas isso pode ser custoso.

Por isso, é importante que as instituições financeiras busquem outras fontes de dados, como as de fé pública, que são aquelas provenientes de órgãos oficiais, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Detran, entre outros. Essas fontes de dados podem fornecer informações relevantes para a análise de crédito e prevenção a fraude, como a situação cadastral, profissional e veicular dos clientes.

Informações de CPF e CNPJ em fontes de fé pública auxiliam na análise de crédito e na prevenção a fraude. Estes dados podem fornecer insights importantes sobre a legitimidade das informações fornecidas auxiliando na decisão de crédito.

A adoção de tecnologia de Antifraude via API facilita a integração com essas fontes de fé pública e ferramentas de análise, agilizando o processamento e avaliação das informações para concessão de crédito e prevenção a fraude.

O desafio para as instituições financeiras é como fazer a integração destas informações de fé pública com seu processo de análise de crédito de forma eficaz, sem perder a qualidade e a confiabilidade do processo.

Antifraude via API: Como Criar uma Cascata de Checagens Eficaz

Uma das vantagens da tecnologia de Antifraude via API é a possibilidade de criar uma cascata de checagens, que consiste em uma sequência de consultas personalizadas, de acordo com o perfil e a necessidade de cada empresa. O objetivo é otimizar o custo e o tempo da análise, sem comprometer a qualidade e a segurança.

Por exemplo, imagine que uma instituição financeira recebe uma solicitação de crédito de um cliente pessoa física, que informa o seu CPF, o seu nome completo, a sua data de nascimento, o seu endereço, o seu telefone e a sua renda. A instituição financeira pode utilizar uma tecnologia de Antifraude via API para realizar uma cascata de checagens, conforme o exemplo:

Consultar o CPF do cliente na Receita Federal, para verificar a situação cadastral, a data de emissão do documento, o nome completo, a data de nascimento, além de também já fazer uma verificação se consta óbito, que é um forte indicativo de fraude.

Essa consulta pode ser realizada utilizando o Valida Fácil – Concessão de Crédito (API da Think Data), que é um Bureau especializado em fornecer soluções Antifraude via API para o mercado Financeiro. O Valida Fácil permite consultar mais de 400 fontes de dados de fé pública, de forma integrada e padronizada, utilizando apenas o CPF ou o CNPJ do cliente.

Com o retorno das informações integradas ao seu Motor de Crédito, que contém as regras de negócio definidas, a instituição financeira pode definir se prossegue ou não com a concessão de crédito ao cliente.

Caso a instituição financeira necessite pode realizar outras consultas via a tecnologia de Antifraude via API para realizar uma checagem ampla e completa de pessoas inclusive das classes C, D e E, desbancarizados, ou que não possuam renda vinculada diretamente ao seu CPF, ou renda proveniente de trabalho informal como:

Renda presumida: essa ferramenta estima a renda do cliente com base em dados socioeconômicos, geográficos e comportamentais. Essa informação sendo checada ajuda a validar e definir os limites e as condições do crédito.

Renda familiar per capita: essa checagem indica a renda da residência do proponente ao crédito. Essa informação é útil para pessoas novas, na faixa de 18 a 25 anos, que podem não ter renda própria ou formal.

Situação profissional: essa ferramenta verifica diretamente no Ministério do Trabalho e Emprego se a pessoa está trabalhando, e qual a sua profissão. Adicionalmente também pode ser checado se está recebendo o Seguro Desemprego, Bolsa Família. Essa informação é importante para avaliar a capacidade de pagamento, o risco de fraude ou inadimplência do cliente.

Escolaridade: essa checagem verifica o nível de escolaridade da pessoa. Essa informação pode ser um indicador de renda e de comportamento financeiro do cliente.

Além dessas checagens, existem outras que podem ser realizadas através da tecnologia de Antifraude via API, dependendo do caso, como:

Participação societária: essa ferramenta verifica se a pessoa tem participação em alguma empresa, e a partir do CNPJ, consulta o status da empresa na Receita Federal, o tempo de abertura, os sócios e o faturamento presumido da empresa. Essa informação pode ser relevante para checar a renda e o patrimônio do cliente. As informações relacionadas ao CNPJ também podem ser utilizadas nos casos de Crédito concedido a Pessoas Jurídicas, trazendo muito maior segurança para o processo e evitando fraudes.

Apesar da eficácia do Antifraude via API, não se deve descartar a consulta aos bureau’s tradicionais como Serasa. Estes ainda são relevantes para casos mais críticos, como empréstimos de valores maiores ou situações em que a decisão de aprovação de crédito é incerta. A Think Data como um dos maiores Distribuidores Autorizados Serasa Experian, também possui uma gama de consultas que auxiliam na decisão de crédito.

Antifraude via API: Como Inovar em Verificação Antifraude para Instituições Financeiras

Para evitar surpresas futuras e prejuízos, é essencial certificar as informações dos clientes e verificar a autenticidade dos seus dados. Neste ponto, cabe citar também outras soluções Antifraude via API que são utilizadas por Instituições financeiras que são clientes da Think Data, e que buscam constantemente a inovação.

Uma das soluções Antifraude via API oferecidas pela Think Data é a Verificação de WhatsApp, que permite a checagem em tempo real do status de um telefone junto ao WhatsApp, indicando se o número informado na abertura do crédito ou que estejam listados nas bases de dados das empresas está em uso ativo no aplicativo. Essa solução é integrada diretamente com a Meta, empresa que controla o WhatsApp.

A Verificação de WhatsApp é um forte indicador para números válidos e ativos, pois no Brasil mais de 90% dos usuários de internet possuem WhatsApp, segundo dados do IBGE. Além disso, essa solução aumenta o sucesso de contato por via telefônica, facilitando a comunicação entre as instituições financeiras e os clientes.

Outra solução Antifraude via API inovadora introduzida pela Think Data é a Antifraude – Operadoras Online, que permite a verificação avançada de autenticidade de até 80% dos telefones móveis no país, garantindo a autenticidade de linhas pré e pós-pagas. Esse serviço é fruto da colaboração com as gigantes de telecomunicações Vivo e Claro, que estão integradas em nossas soluções.

A nova solução Antifraude – Operadoras Online através da colaboração com as operadoras Vivo e Claro, confirma se o número de telefone fornecido pelo cliente, realmente está sob a titularidade de seu CPF, auxiliando na gestão de risco e na prevenção de fraudes em diferentes etapas, como no cadastro, na aprovação de crédito ou nas atualizações de dados.

O serviço pode ser integrado via API com os sistemas das instituições financeiras, que recebem dados atualizados em tempo real, seguindo as normas da LGPD. Assim, o serviço garante uma operação segura, protegendo os dados do cliente e o fluxo de negócios.

A criação de uma cascata segura e econômica de checagens para a concessão de crédito é essencial no atual cenário financeiro brasileiro. Com a integração de tecnologias avançadas como o Antifraude via API, uso estratégico de dados e parcerias inovadoras, as instituições financeiras podem superar os desafios e atender às necessidades dos clientes de forma eficiente e segura. A chave para o sucesso reside na combinação inteligente de velocidade, segurança e inovação.

Para conhecer gratuitamente as soluções antifraude, de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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