em Enriquecimento Cadastral

A questão título deste artigo (escolha de bureaus de informações) é um assunto recorrentemente discutido dentro das financeiras ou empresa de cobrança, seja pela constante necessidade da busca por inovações ou simplesmente pelo fato de que os resultados de aprovação automática de propostas (crédito) ou localização de devedores estejam aquém das expectativas das companhias, refletindo diretamente na piora dos resultados operacionais e financeiros das corporações.

No caso das financeiras, elas possuem uma forte capacidade de investimento, o que possibilitam terem times mais robustos para análise de performance, assim como para contratação de bureaus de informações que lhes entreguem as melhores soluções – mas quando falamos especificamente de escritórios de cobrança, essa história é um pouco diferente! Isso ocorre, pois temos diversos níveis de porte de empresas, e cada qual em um estágio, o que possibilita investir mais, menos (ou nem investir) em processos de enriquecimento cadastral.

Da mesma forma que existem empresas de cobrança dos mais variados portes, também observamos essa mesma dinâmica junto aos bureaus de informações – e neste cenário a pergunta que fica é: qual o perfil ideal de bureau de informações a ser contratado pela minha empresa? Para responder essa dúvida, primeiramente precisamos explanar sobre os perfis de empresas existentes no mercado.

Hoje temos basicamente 3 perfis de bureaus de informações, e as diferenças entre elas podem estar relacionadas à porte, expertise, SLA de atendimento, inteligência dos processos, disponibilização de soluções inovadoras, suporte, modelo de comercialização, preço, e claro, qualidade das informações disponibilizadas.

No primeiro nível de empresas, temos aquelas que são as mais conhecidas no mercado – tendo muitas vezes capital estrangeiro ou de bancos, e disponibilizando soluções diversificadas para os mais variados segmentos da economia – além disso, possuem motores de crédito próprios. Como a maioria destes bureaus de informações possuem dados restritivos de crédito (e do cadastro positivo), é impossível que uma financeira não os utilize (inclusive por negativarem seus clientes junto à estes). Em contrapartida, essas companhias possuem um portfólio único de soluções no qual os clientes devem se moldar a ele – fora isso, os custos por consultas realizadas são extremamente altos, gerando uma alta fatura no final do mês.

Nessa mesma linha de raciocínio, entendemos que existem bureaus de informações tão bons como os indicados anteriormente, contudo, com custos muito mais acessíveis. No geral, os bureaus de informações “menos famosos”, possuem equipes robustas e trabalham com soluções pré-moldadas, sendo que o modelo de faturamento é baseado fortemente nos volumes de requisições realizadas – quanto maior o número de consultas, menor serão as tarifas.

Por fim, existem os pequenos bureaus de informações que tem como foco o atendimento de empresas novas (sejam de cobrança ou televendas) onde o principal diferencial para sua escolha é o preço, isso é, se paga um valor fixo mensal para um volume (quase) ilimitado de consultas. O ponto negativo na utilização destes bureaus é a pequena estrutura existente internamente, o que dificulta a implantação de processos internos de Data Quality. Nestes perfis de bureaus de informações, o volume de informações defasadas retornadas também são extremamente altas, o que polui bancos de dados e discadores, impactar negativamente nos baixos percentuais de certificação e localização de devedores.

Por fim, existe um pool de bureaus de informações que atuam em um nível intermediário, isso é, possuem processos e soluções inovadoras e personalizadas de acordo com o perfil, da empresa ou dos seus produtos. A ideia dessas companhias é fornecer uma boutique de produtos modular, desenvolvida de acordo com a necessidade de cada um dos seus clientes.

Hoje, existem diversas empresas com este perfil, dentre elas a Think Data, bureau de informações referência no Brasil. Atendendo os principais players do mercado de crédito e cobrança, a companhia possui uma área de Estratégia e Qualidade que conta com profissionais com mais de 15 anos de experiência e são responsável por fornecer todo o suporte (inclusive in-loco) para a melhora sustentável dos indicadores operacionais de seus clientes.

Utilizando de Inteligência Artificial e Machine Learning, a Think Data possuí robôs que rastreiam diariamente mais de 200 fontes de fé-pública, possuindo inclusive modelos estatísticos próprios de scoragem para a classificação e retorno das melhores informações socioeconômicas e de contato (telefones, endereços e e-mails) para um cliente. É possível inclusive, através de um convênio exclusivo, identificar os telefones com WhatsApp (ativos) utilizados pelos clientes (e a sua foto associada), o que reflete diretamente em uma redução na fraude, e indiretamente, na melhora da localização de devedores, com indicadores médio de 30% a 40% de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Como observado, são inúmeras as opções de bureaus de informações disponíveis no mercado – esperamos que a visão passada auxiliem nas análises do atual momento da sua empresa, para a escolha do parceiro ideal de enriquecimento cadastral.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário