em Enriquecimento Cadastral

Muito tem se falado sobre o uso da AI (Inteligência Artificial) no relacionamento com o cliente. E se utilizássemos o ChatGPT na Cobrança visando maximizar a recuperação de crédito – Será possível? Como funcionaria? Nesse artigo, abordaremos sobre a possibilidade de uso do ChatGPT na Cobrança

ChatGPT na Cobrança: Será que é possível utilizá-lo realmente para cobrar o devedor?

O ChatGPT é um produto que foi desenvolvido pela OpenAI, e posteriormente, a Microsoft comprou grande participação na empresa devido a qualidade desta solução. De forma macro, a ferramenta funciona como um buscador, contudo, ela evita que você tenha que visitar vários sites para chegar a uma conclusão ou análise, trazendo o resultado de forma resumida. Mas como seria utilizar o ChatGPT na cobrança, já que nem sempre o devedor realiza uma busca para pagar uma dívida?

Entendemos que existe um grande crescimento na utilização do Google pelos devedores como forma de busca onde quitar suas dívidas, sendo essa, um dos principais canais de captura destes clientes pelas empresas 100% de cobranças digitais. E neste ponto, o ChatGPT na Cobrança será muito útil, pois ele poderá facilitar a identificação de quais canais o mesmo deve procurar para iniciar sua negociação de dívidas de forma mais rápida e segura. Mas como isso?

Assim como o Google tem o Google Adwords, a OpenAI está avaliando forma de que as empresas (incluindo as de cobrança), possam fazer seus anúncios, possibilitando que eles sejam remunerados, e claro, uma resposta para uma pergunta do tipo: Como faço para pagar uma dívida antiga no Bradesco? indique seus parceiros oficiais – esse seria uma das possibilidades de uso do ChatGPT na Cobrança.

Mas o uso do ChatGPT na Cobrança valeria apenas para o modelo de cobrança digital?

Claro que não! Podemos utilizar o ChatGPT na Cobrança como foco, primeiro, na personalização dos scripts, e posteriormente, em integrá-lo (o ChatGPT) aos modelos atuais de Chatbot, visando torná-los ainda mais efetivos nas interações, capturando as condições e o sentimento do cliente devedor na negociação, de forma a propor os melhores acordos.

Quando pensamos em scripts, podemos utilizar o ChatGPT na Cobrança para gerar ideias de linguagens para serem utilizadas no envio de um SMS, WhatsApp, Boleto, e claro, pelos operadores. Uma simples pergunta do tipo: “Como fazer uma mensagem de cobrança via WhatsApp que instigue o devedor a pagar?” ou “Você pode montar um exemplo de mensagem de cobrança para mim?” já retorna diversas sugestões. A ideia é que seja implementado nas operações os famosos teste A/B (que na cobrança são chamados como Champion/Challenger), visando detectar se certo tipo de comunicação ou linguagens se mostram mais aderentes na recuperação de crédito.

Já quando pensamos em Chatbot – muito utilizados hoje devido a praticidade e confidencialidade das negociações, uma forma de melhorá-lo seria integrar o ChatGPT na Cobrança através da sua API. Muitos não sabem, mas a OpenAi disponibiliza em seu site uma possibilidade de as empresas utilizarem sua tecnologia de forma integrada aos seus sistemas – e com isso, automatizarem a comunicação, elevando-a a um nível bem superior ao que temos hoje no Chatbot tradicional.

Como utilizar o ChatGPT na Cobrança de uma forma mais efetiva?

Quando se pensa no uso da inteligência artificial – logo nos vem a cabeça ações de marketing, vendas, contudo, o ChatGPT na Cobrança pode ir muito além da personalização de scripts, e sem a necessidade de realizar a integração com sua API. Mas como é possível utilizar o ChatGPT na Cobrança de forma ainda mais inteligente?

Sim, é possível! Uma das opções mais interessantes do uso do ChatGPT na Cobrança é na parte de análise de dados. Para empresas que não possuem grandes áreas internas de estratégia (o que é bem comum, devido ao alto custo com esses especialistas), é possível utilizarem a inteligência artificial para analisar tendências de forma bem mais simplificada – e sem a necessidade de estatísticos.

Claro que ter especialistas em exatas, utilizando softwares proprietários para o desenvolvimento de modelos estatísticos é o ideal – mas como diz o velho ditado: Quem não tem cão, caça com gato!. Mas como realizar uma importação de dados de uma planilha para utilizar com foco no ChatGPT na Cobrança?

Para isso, pode-se utilizar o Excel-DNA para integrar uma planilha com o ChatGPT na Cobrança. Além disso, também é possível realizar tal integração diretamente através do site da OpenAI – ou, através da API integrada no Excel com VBA.

Ao final, a integração do Excel com o ChatGPT na Cobrança possibilitará entender os perfis que melhor conversão (gerando um Score de Cobrança) – assim como os cluster ainda não identificados como de boa conversão e que poderão ser acionados visando maximizar os resultados nas carteiras de cobrança.

ChatGPT na Cobrança: O sucesso da estratégia está no entendimento do perfil do cliente devedor e na qualidade do acionamento

Utilizar o ChatGPT na Cobrança é algo que já deve ser analisado e considerado pelas empresas de cobrança – mas para que se tenha sucesso na estratégia do uso da Inteligência Artificial, se faz necessário primeiramente que a empresa tenha mente aberta para utilizar essa tecnologia em suas operações – aprender, cair, levantar e ajustar as estratégias será necessário como no modelo atual de desenho das estratégias de acionamento – mas o importante é acreditar e continuar. Mas independente disso, conhecer o perfil do cliente, e principalmente, saber quando e como acioná-lo, é a chave do sucesso.

Por isso, segundo a Think Data, bureau de informações referência na indústria financeira e que atende os principais players da cobrança no Brasil, a qualidade cadastral das assessorias terá total relação com a efetividade do uso do ChatGPT na Cobrança? Mas como assim?

Se a assessoria possuir dados de contato extremamente desatualizados, não existirá forma de o ChatGPT na Cobrança ser útil, pois a empresa não conseguirá nem validar suas estratégias personalizadas de contato por não encontrar o devedor.

Ainda segundo a Think Data, uma das melhores estratégias para melhorar a estratégia do uso do ChatGPT na Cobrança é integrá-lo junto ao WhatsApp, isso é, identificando no processo de enriquecimento cadastral se o cliente devedor tem o APP ativo – e em qual linha, para iniciar suas ações de cobrança.

Além disso, a Think Data possuí uma solução única no Brasil chamada Localização Garantida, que consegue retornar com efetividade de 100%, qual o telefone utilizado pelo Cliente devedor – o que auxilia em muito na potencialização dos indicadores de localização de clientes – principalmente os de alto ticket médio de dívida.

Como identificar o perfil socioeconômico do devedor pode potencializar as ações do ChatGPT na Cobrança?

Uma estratégia de personalização das estratégias pode ser feita baseada em identificar o perfil socioeconômico do devedor. Ainda segundo a Think Data, que é uma das maiores distribuidoras autorizadas da Serasa Experian no país, o interessante é as empresas não realizarem processo de enriquecimento cadastral apenas buscando telefones atualizados, mas também buscar informações como sua Renda Presumida, Cargo, Participação em Empresas, dentre outras – tudo isso para tornar o uso do ChatGPT na Cobrança ainda mais refinado.

Outra possibilidade de uso é – em caso em que todas as ações já foram realizadas, sejam pela cobrança normal ou através do uso do ChatGPT na Cobrança e nenhuma interação ou pagamento foi feito, será realizar a efetiva negativação do devedor junto a Serasa Experian! Através da própria plataforma da Think Data, é possível submeter pessoas e empresas para negativação em um processo extremamente rápido e efetivo.

Segundo estudos, empresas que negativam seus clientes através da plataforma da Think Data integrada a Serasa Experian, tende a receber suas 90% dos valores em aberto em até 30 dias após a negativação. Com isso, se fecha todo o ciclo do uso do ChatGPT na Cobrança, desde as cobranças realizadas com sucesso, até aquelas que não ocorreram da forma esperada, mas que devem ser recuperadas de qualquer forma, visando reduzir ao máximo os PDD das instituições financeiras.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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