em Enriquecimento Cadastral

Um assunto que vem ganhando as manchetes neste final de ano é o apetite dos principais bancos em aumentarem as concessões de crédito no ano de 2019. As instituições entendem, que com o resultado das eleições, o empresariado ficou mais otimista, refletindo na confiança destes para realizarem novas contratações e ampliarem seus investimentos – e para que isso ocorra, o apoio do setor financeiro é de extrema importância. Mas para que se tenha segurança nessas concessões, se faz necessário uma atenção especial em relação aos processos de análise credicitária, visando reduzir fraudes e minimizar perdas com possíveis inadimplência – e neste quesito, uma variável que vem ganhando maior relevância nos modelos de avaliação de crédito é o percentual de participação societária.

Isso ocorre, pois quando se consegue identifica dos sócios, qual tem o maior percentual de participação societária, é possível realizar uma avaliação mais depurada da situação desta pessoa no mercado, e caso ela esteja com pendências financeiras, essas poderão refletir nas empresas das quais seja sócio majoritário. Além disso, identificar o sócio majoritário possibilita ganho de agilidade (por saber que se está tratando diretamente com o tomador de decisão), evitando inclusive a análise de contrato social. Lembramos que as verificações de restrições financeiras não devem ser substituídas na análise de concessão de altos valores – mas podem ser complementadas.

Um dos grandes problemas neste processo, é que nem todos os drives disponíveis nos motores de crédito conseguem retornar as informações de percentual de participação societária – isso ocorre, pois, os dados obtidos via robôs trazem apenas o nome (ou razão social) e função determinada na Receita Federal. Vale lembrar que as ME são empresas individuais, portanto, não possuem sócios vinculados.

Diante dessa necessidade de mercado, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no Brasil, customizou uma solução única e integrada aos principais motores de crédito, que possibilita as instituições obterem o percentual de participação societária de forma automatizada, via web service, através do seu produto Valida Fácil – Concessão de Crédito. Além dessa informação, a ferramenta retorna também o número do documento dos sócios – (CPF / CNJP via match), dados socioeconômicos, faturamento presumido, situação na Receita Federal e até o status online de telefones junto ao WhatsApp Business o que facilita a identificação do melhor telefone de contato dos profissionais que fazem parte do quadro societário da companhia (ou para uso com sistemas de Biometria Facial).

O propósito desta tecnologia abarcada em inteligência artificial e machine learning é possibilitar que o mercado obtenham acesso a informações únicas e com retorno realizado em milissegundos, garantindo segurança total no processo de concessão de crédito – inclusive na identificação de empresas que tentem vender títulos de outras empresas, nos quais elas também sejam sócias, com o intuito de gerar caixa via notas geradas sem a efetiva prestação dos serviços!

Para conhecer gratuitamente a solução Valida Fácil de enriquecimento e higienização cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário