em Enriquecimento Cadastral

O contato via app (aplicativos) torna-se a cada dia mais comum e acessível a todos, sendo o número de telefone a melhor forma de identificação em qualquer momento da negociação, seja via WhatsApp, Telegram ou até mesmo plataformas próprias de negociação. Mas e quando não é mais possível localizar o cliente via telefone?

Contato via app – a evolução do contato para o: “posso te ligar?”

Chega a ser até engraçado a forma como a cultura das ligações se revolucionou nos últimos anos, sendo que para o público que possui acesso a smartphones é extremamente comum o envio de mensagens (muitas vezes desnecessárias) para resolução de assuntos diversos. O contato via app é o principal meio de contato para muitas pessoas, sendo que uma grande maioria simplesmente recusa chamadas telefônicas.

O contato via app no Brasil é tão comum que, 99% dos smartphones ativos possuem o aplicativo WhatsApp instalado, sendo que de acordo com o aplicativo, no ano de 2019, 120 milhões de Brasileiros o utilizavam (número que tende a ter aumentado nos últimos 3 anos). Além disso, o Facebook Messenger encontra-se instalado em 79% dos telefones dos brasileiros.

Tais números destacam a importância do contato via app e a mudança de postura dos brasileiros em relação ao recebimento de ligações, que agora tendem a possuir “hora marcada” e são atendidas, em sua grande maioria, somente quando os remetentes são conhecidos.

Como as operações que envolvem chamadas telefônicas irão superar a era do contato via app?

Os conhecidos call centers, sejam eles vinculados a televendas ou telecobrança, tiveram que adaptar e inovar em suas operações para conseguir sucesso em suas negociações considerando a era de contato via app.

Pensando em utilizar a tecnologia a nosso favor, na era digital em que a maioria dos brasileiros preferem o contato via app, a Think Data, bureau de informações referência mercado de crédito e cobrança no Brasil, apresenta diversas soluções extremamente seguras, ágeis e inovadoras, seja através de consulta pontual via browser, em lote ou via API com alta disponibilidade, para a validação de telefones a fim de aprimorar o contato via app:

#1 Contato via app: telefones com alto score de contato

Para a validação de informações, principalmente quando relacionado ao primeiro contato de um cliente que pleiteia crédito, por exemplo, é muito importante que haja uma identificação de vínculo do telefone, ainda que tenha ocorrido um contato via app. Neste ponto, cabe observar que, pode haver erro na prestação das informações ou até mesmo pode ser um ponto importante para identificação de má-fé, já que um cliente que está informando um telefone errado pode tratar-se de um golpista ou uma pessoa que desde o primeiro momento está evitando de ser localizada no futuro.

Para validação de informações, a Think Data conta com uma metodologia exclusiva, de extrema aderência às necessidades de bancos, financeiras, fintechs, cooperativas e também das áreas de cobrança de qualquer negócio, já que, com a utilização de robôs com inteligência artificial que, com a utilização de machine learning, disponibiliza em seu banco de dados telefones fixos e móveis com maior assertividade, evitando a necessidade de contato com diversos dados desconhecidos.

Além disso, nas soluções da Think Data é possível realizar uma inteligência reversa, a qual possibilita a identificação da pessoa relacionada a um número de telefone que realizou o contato, o que possibilita uma análise extremamente enriquecedora do perfil do cliente e acendendo alertas para casos de fraude.

#2 Contato via app: validar se o telefone tem WhatsApp antes do acionamento

A princípio, pode parecer fácil a sugestão de realizar o contato via app apenas, deixando as ligações em segundo plano. No entanto, a realização de contatos via WhatsApp, por exemplo, possui um custo altíssimo, sem contar nas diversas exigências do aplicativo para o acionamento. Num cenário em que, numa carteira de cobrança existem 10 telefones associados a um CPF, tornaria qualquer operação inviável ao tentar contato com todos esses números numa carteira que possui 100 mil clientes, por exemplo.

Pensando em facilitar o contato via app ou mesmo via chamadas, a identificação dos telefones com WhatsApp, somadas à solução #1 e à informação de que 99% dos smartphones do Brasil possuem esse aplicativo instalado, destacam o indicativo de que o telefone móvel que possuir o app será o melhor telefone para contato.

A solução para validação de telefones móveis com WhatsApp é realizada de forma exclusiva pela Think Data que, de forma online, verifica se um telefone móvel possui ou não o app instalado. Ou seja, uma solução extremamente ágil que permite a separação de telefones bons (com WhatsApp) dos ruins (sem WhatsApp) para o contato via app (ou via telefone).

#3 Contato via app: identifique o telefone hot, pagando apenas pelo telefone certificado

A Think Data não para por aí com as soluções de validação de telefones. O Localização Garantida é uma solução extremamente inovadora (e exclusiva) que, através de parceria com aplicativos de telefones móveis que utilizam tecnologia de geolocalização, é possível identificar se um telefone móvel para contato via app está de fato vinculado a um CPF e se está ativo.

Quando falamos de dificuldade no contato via app, muitas vezes o cliente simplesmente não quer atender, sendo que a empresa possui o contato certo, mas não sabe qual. Com a realização da certificação de telefones via Localização Garantida, os clientes da Think Data conseguem validar estas informações e pagam somente pelo telefone certificado (vinculado ao CPF e ativo). Cabendo ressaltar que esta validação conta com o consentimento de compartilhamento do usuário, via termos de uso dos aplicativos, estando totalmente aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Bônus: Conceda adequadamente e recupere com agilidade

Não basta possuir o melhor telefone e manter o contato com o cliente, é necessário conceder bem para conduzir bons negócios. Para avaliar o perfil do cliente, a Think Data disponibiliza um amplo book de consultas em sua plataforma de distribuidor Serasa Experian, consultas estas que vão desde uma simples consulta a cheques devolvidos e pendências, até a identificação do Score, participação da pessoa em empresas, existências de ações judiciais e muito mais.

O cruzamento das informações de validação de telefones com as consultas de crédito da Serasa Experian mitiga os riscos durante a concessão de crédito e permitem a realização de negócios de forma adequada a cada necessidade. Após a concessão de crédito, é preciso manter o contato e, em caso de inadimplência, é possível contar com a solução de negativação com a realização de apontamento de dívida na Serasa Experian, fazendo com que o devedor priorize o pagamento para evitar prejuízos com seu score e demais negociações com o mercado.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário