em Enriquecimento Cadastral

Concessão de crédito no varejo exige agilidade e adaptações constantes para atender a todos os públicos, tendo passado por diversas evoluções até as decisões automatizadas concedidas de forma online e praticamente em tempo real como vemos hoje.

A evolução do crédito no varejo

A tendência da concessão de crédito no varejo ou em quaisquer outras áreas é de que ele exija cada vez menos tempo e seja realizado com cada vez mais informações sobre o cliente que, por sua vez, garantirão decisões cada vez mais exatas.

Ocorre que, nos últimos anos (e principalmente em 2020) foi vista uma enorme migração para as compras online de um público que era habitualmente cliente do varejista regional e, tratando-se das populações das classes mais baixas, muitas vezes não possui vínculo empregatício formal ou histórico de crédito no varejo disponível para avaliação.

De outro lado, temos também pequenos e médios varejistas, onde crédito no varejo costuma ser algo mais subjetivo, estando bastante relacionado com os hábitos de compra do cliente na própria loja, que estão em uma corrida incansável para manter seus clientes já fidelizados e também conquistar esse público “mais moderno” já migrado para o digital.

O desafio da concessão no varejo para as classes C, D e E

Por todos os lados, vemos a tecnologia dominando o crédito no varejo e a necessidade da tomada de decisão de forma ágil e precisa. Conceder crédito é sempre um desafio, mas quando falamos das classes C, D e E que, muitas vezes buscam realizar um sonho e necessitam desse apoio na concessão de crédito vinculado às redes varejistas que atraem seus clientes sob o oferecimento de um maior parcelamento.

É importante observar que, ainda hoje, existe crédito no varejo que observa apenas a confiança como critério de concessão, principalmente quando falamos em pequenas lojas locais e regionais, considerando apenas seu histórico de relacionamento, o que gera um alto índice de dúvida em relação a quitação de débitos futuros.

Mas com o aumento constante da migração para o digital, do varejista local àqueles que dominam o mercado, são muitos os desafios da concessão de crédito no varejo para as classes mais baixas, já que a validação de informações em bureaus de crédito mais conhecidos pode inviabilizar o negócio, já que se tratam de vendas com ticket-médio baixos.

Como agilizar a concessão do crédito no varejo?

Atualmente, muitos processos de obtenção e registro de informações para o crédito no varejo ainda dependem totalmente do cadastro realizado no momento da venda (seja pelo vendedor ou pelo próprio cliente no e-commerce), o que envolve, por muitas vezes, um preenchimento maçante e também inexato, já que muitos cadastros podem ser preenchidos com telefones ou e-mails que não existem, por exemplo.

A certificação das informações é ação essencial para se garantir sucesso na concessão de crédito no varejo e evitar surpresas futuras. Neste ponto, cabe citar a solução utilizada por varejistas, clientes da Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, que possibilita que o crédito no varejo seja concedido com mais segurança e agilidade, ainda que para as classes mais baixas.

Considerando que muitas informações podem ser de difícil acesso ou bastante inexato quando falamos na concessão de crédito no varejo para as classes C, D e E, a Think Data desenvolveu soluções especializadas neste público que concedem dados socioeconômicos, como renda presumida, situação profissional online, identificação de recebimento de bolsa-família, seguro-desemprego, óbito, dentre outros.

As soluções inovadoras que conferem agilidade do crédito no varejo

Outra informação importante e exclusiva, é a renda familiar per capita desenvolvida pela Think Data que permite avaliar o crédito de uma pessoa da família que, ao pleitear crédito no varejo, pode não possuir renda formal, mas ter suporte financeiro que possibilite a compra, aumentando o sucesso nas vendas e a recuperação do crédito concedido.

Além disso, a Think Data conta também com a solução Valida Fácil, seu Web Service que, por meio de integração, é possível realizar validações essenciais, como o endereço de entrega da mercadoria, se o e-mail informado é um e-mail válido ou até mesmo realizar a checagem, real-time, se o telefone móvel informado é um número que está em utilização e possui Whatsapp para facilitar contatos posteriores à concessão.

Como demonstrado, as soluções da Think Data trazem diversos benefícios para agilizar a concessão de crédito e garantir segurança nas concessões para todos os públicos, mesmo que desbancarizados ou sem vínculo empregatício formal, concedendo uma visão ampla da situação atual do cliente e maior assertividade na tomada de decisão.

Para conhecer gratuitamente a solução Valida Fácil – Concessão de Crédito integrada pela Think Data ao WhatsApp, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário