em Enriquecimento Cadastral

Independentemente de ser empresário, trabalhador autônomo formal ou informal, essa parcela da população movimenta grande parte da economia – mas a concessão de empréstimo para autônomos ainda é um grande desafio. Entenda as estratégias de avaliação utilizadas para se ter uma maior segurança neste tipo de transação.

Empréstimo para autônomos: O cenário atual e a importância deste perfil para a economia

No último trimestre de 2021, o desemprego atingiu o índice de 14,1%, somando 14,4 milhões de brasileiros. Destaca-se um recuo em relação ao último levantamento realizado pelo IBGE, cabendo destacar que houve um aumento de 4,4 milhões de pessoas ocupadas, sendo que 71% dessas provenientes do trabalho por conta própria – tratando-se de um recorde histórico de quase 25 milhões de trabalhadores.

Em paralelo, de acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, a abertura de empresas cresceu 27,2% – representando um aumento na quantidade de empresários que, sem emprego formal, optaram por formalizar suas atividades, o que consequentemente, aponta um aumento no índice de requisições de empréstimos para autônomos, representando mais um recorde histórico, com um crescimento de 17,3% no primeiro semestre deste ano.

Solicitar um holerite é uma realidade que não existe durante a análise de concessão de empréstimo para autônomos. Além disso, na atualidade, ao solicitar um empréstimo, as pessoas querem agilidade – sendo uma corrida contra o tempo das financeiras, pois consegue o negócio quem finaliza a avaliação primeiro.

Quais as soluções e alternativas existentes para a concessão de empréstimo para autônomos?

Bancos, cooperativas ou fintechs possuem critérios para tomadas de decisão na concessão de empréstimos para autônomos bastante particulares, existindo instituições que simplesmente não realizam a concessão. De maneira geral, quando existe uma política que possibilita a concessão para este público, as análises costumam ser baseadas no histórico interno, relacionamento, associado à situação em bureaus de crédito.

Uma alternativa inteligente para apresentar mais segurança e agilidade na concessão de empréstimo para autônomos é a conexão com bureaus de informações a seus motores de crédito, de forma a identificar o real status do requerente.

Nesse contexto, depreende-se que empresas que utilizam políticas de concessão de empréstimos para autônomos que realizam diversas verificações real time da situação do solicitante ao empréstimo – não apenas checando o vínculo empregatício ou o cadastro em listas de inadimplentes – possuem índices de inadimplência expressivamente menores.

Como identificar o perfil e conceder empréstimo para autônomos com segurança?

Para que a avaliação de empréstimo para autônomos seja realizada de forma segura, é importante avaliar se a pessoa física que está pleiteando o crédito possui participação em empresas, realizando assim um cruzamento com as pessoas jurídicas vinculadas.

Quando existem uma empresa jurídica vinculada à pessoa física que pleiteia empréstimo para autônomos, a obtenção de informações referentes ao faturamento desta empresa, sua probabilidade de seu faturamento, data de abertura, quantidade de funcionários seu faturamento presumido etc, possibilitam uma análise ainda mais segura desse perfil.

Cabe destaque à validação das informações em avaliações para concessão de empréstimo para autônomos de forma online e real-time na Receita Federal por meio de robôs com inteligência artificial, desenvolvidos pela Think Data, capazes de identificar a situação da empresa (CNPJ ativo, baixado ou inapto, por exemplo), endereço de cadastro, quadro de sócios e administradores e muito mais!

Não obstante, boa parte daqueles que pleiteiam empréstimo para autônomos sequer possuem participação em empresas – adequando-se, caso a caso, uma avaliação ainda mais profunda da capacidade de pagamento deste autônomo, cabendo citar como exemplo, a renda familiar per capita.

A renda familiar per capita possibilita uma visão ainda mais segura do perfil, já que para a concessão do empréstimo para autônomos trata-se de exceção aquele que possui uma renda formal vinculada diretamente a seu documento.

Além disso, para uma concessão de empréstimo para autônomos ainda mais segura, a  Think Data disponibiliza diversas outras informações, como: Seguro Desemprego, Situação Profissional Online, Profissão, Escolaridade, Bolsa Família, Checagem de Óbito e até a foto vinculada ao WhatsApp do celular informado pelo requerente.

Como implementar agilidade na concessão de empréstimo para autônomos?

Todas as certificações de segurança na concessão de empréstimo para autônomos podem ser realizadas de forma totalmente automatizada via Valida Fácil – o Web Service da Think Data que, com altíssimo poder de processamento e disponibilidade 24×7 e já integrada aos principais motores de crédito do mercado, possibilita a checagem e obtenção de informações de forma extremamente ágil, reduzindo em até 90% o tempo de uma análise de empréstimo para autônomos.

Por meio do Valida Fácil – Concessão de Crédito, também é possível avaliar online e real-time, os telefones móveis que possuem o aplicativo WhatsApp instalado, identificando-se o vínculo com o requerente do empréstimo para autônomos, assim como a foto vinculada ao aplicativo, podendo essa ser utilizado em processos internos de checagem via biometria facial, comparando-se com a foto do documento informada ou uma selfie fornecida – tratando-se de uma camada antifraude adicional e que evita a necessidade de análises manuais.

Cabe ressaltar ainda que, a Think Data, sendo um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, concede suporte integral para que seus clientes utilizem um amplo book de consultas, para uma avaliação ainda mais aprofundada na concessão de empréstimo para autônomos, para checagem de Score, Dívidas Vencidas, Capacidade Mensal de Pagamento, dentre outras informações que garantirão ainda mais aderência e segurança nas avaliações.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral que auxilia na análise do empréstimo para autônomos da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário