em Enriquecimento Cadastral

O desemprego é um período desafiador na vida de um trabalhador. O empréstimo para desempregados, muitas vezes, é a última alternativa para trazer um fôlego à família, até mesmo devido à possibilidade de obtenção de juros mais baixos.

Para as financeiras, a concessão de empréstimo para desempregados deve ser encarada de forma específica. Esta situação peculiar já presume que o tomador do crédito não possui renda, porém situações de desemprego acontecem a todo o tempo e todas as particularidades devem ser observadas para garantir que novos negócios sejam realizados.

Emprego no Brasil: os perfis a serem avaliados na concessão de empréstimo para desempregados

De maneira geral, ao pensar em empréstimos para desempregados, existem diversos cenários. Existe um perfil com ótimo histórico, com renda alta e que dificilmente esteve inadimplente – cabendo pontuar que, aqueles que possuíam carteira assinada (regime CLT) ainda pode contar com valores de sua rescisão como férias e 13º proporcionais, FGTS e até a multa de 40% sobre os valores depositados neste fundo.

Ao conceder empréstimo para desempregados é importante entender também que não é somente de carteira assinada que o brasileiro vive. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2021, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 40%!

Além disso, ainda existem aqueles cenários em que o trabalhador sai da informalidade e obtém registros de empresário. Segundo estudo realizado pela Serasa Experian, no último mês foram abertas mais de 300 mil MEIs – um recorde histórico e que também representa um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Empréstimo para desempregados: como reconhecer cada perfil

Identificar um cenário de desemprego nem sempre é uma tarefa fácil. Considerando os diversos cenários existentes, é sempre importante identificar cada particularidade para conceder empréstimo para desempregados.

A Think Data, um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil, disponibiliza consultas para os mais diversos perfis e que se adequam a todo o tamanho de crédito de empréstimo para desempregados, desde avaliações mais simples como a de dívidas vencidas e pendências, até a avaliações mais complexas com a identificação de Score de Crédito, capacidade mensal de pagamento, entre outras.

Além disso, a Think Data, possui em seu big data, diversas informações que possibilitarão uma análise ainda mais profunda e objetiva na concessão de empréstimo para desempregados. Por meio de consultas disponíveis para integração imediata em motores de crédito, nas soluções da Think Data é possível identificar não somente a renda estimada de um tomador, mas também a renda familiar per capita de uma residência – possibilitando uma avaliação ampla de possibilidade de suporte financeiro em casos de inadimplência.

Como utilizar robôs e decidir com segurança se devemos ou não conceder empréstimo para um profissional desempregado?

A Think Data conta também com conexões online e real time ao Ministério do Trabalho e Emprego, sendo possível identificar o vínculo empregatício, profissão, data de admissão, possível desligamento e até mesmo o recebimento de parcelas de seguro-desemprego. Tais informações enriquecem ainda mais a análise, já que o tomador de crédito pode estar apresentando um holerite do mês anterior, mas estar recebendo a primeira parcela de seguro desemprego – o que sinalizaria um alerta para que esta concessão seja avaliada como empréstimo para desempregados.

Nas soluções da Think Data também é possível identificar seu histórico de endereços, telefones – e, no caso de telefones móveis, identificar se possui o aplicativo WhatsApp instalado e verificar a foto de perfil – possibilitando o cruzamento de diversas ações antifraude na concessão de empréstimo para desempregados, como o cruzamento com selfie ou foto do documento através de ferramentas de análise de biometria facial.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral voltada para a concessão de empréstimo para desempregados da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito

Deixe um Comentário