em Enriquecimento Cadastral

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas financeiras quando da análise de crédito, é como identificar (com segurança) a situação profissional de do requerente ao crédito. Este problema se agravou nos últimos tempos por dois fatores principais: a crise econômica que “jogou” milhões de pessoas para o desemprego, e muitas destas se tornaram microempresárias – além das mudanças na CLT, que flexibilizaram os modos de contratação, reduzindo ainda mais os salários dos trabalhadores.

Hoje, não existe mais desempregado no mercado – ou a pessoa é autônoma ou microempresária! O ideal, é que as financeiras criem processos inteligentes que lhes permitam avaliar da forma mais transparente, qual a real situação do requerente ao crédito – identificando se ele realmente é proprietário de uma empresa ou se está utilizando deste subterfúgio para conseguir a aprovação da sua proposta.

Visando facilitar o processo de checagem cadastral, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito e cobrança no Brasil, desenvolveu uma solução chamada Valida Fácil – Concessão de Crédito – através dela, é possível realizar processos de consultas, seja na mesa de crédito ou via motores, trazendo maior segurança na hora da concessão a um requerente ao crédito. Quais checagens são possíveis realizar?

De forma macro, é possível se obter do requerente ao crédito a informação se ele realmente tem participação societária em uma empresa – e se essa ou não ativa na Receita Federal – além disso, consegue-se estimar o faturamento presumido da companhia, a quantidade de colaborares, e quem são os sócios e seus respectivos percentuais de participação na sociedade.

Quanto às análises de pessoas físicas, a plataforma da Think Data realiza diversas consultas as fontes de fé-pública, retornando informações como:

– Situação Profissional Histórica;

– Situação Profissional no Ministério do Trabalho;

– Escolaridade;

– Seguro Desemprego (recebimento do benefício – o que indica que o requerente ao crédito está fora do mercado de trabalho);

– Renda Presumida;

– Visão Real do Local de Estabelecimento da Companhia (via integração com o Google);

– Dentre outras.

Além disso, a empresa é a única do país com integração ao WhatsApp – através dela, é possível certificar se o telefone fornecido pelo requerente ao crédito utiliza o aplicativo, inclusive com retorno da foto do cliente e frase de status. A não confirmação do uso do aplicativo no telefone do cliente, indica uma forte probabilidade de fraude, além de uma grande indicio do aumento da inadimplência.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário