em Enriquecimento Cadastral

Crimes cibernéticos envolvendo fraude bancária vem crescendo drasticamente a cada ano. A ação dos criminosos evolui rapidamente, mas como mecanismos de proteção a fraude podem agir para aumentar a segurança nas concessões de crédito?

Páginas falsas que simulam o ambiente do banco, criminosos que se passam pelo consumidor proprietário do cartão e até mesmo mecanismos extremamente robustos com análise de biometria facial estão sujeitos às ações criminosas. Todos os dias os criminosos realizam inovações para driblar a segurança na prevenção à fraude bancária.

Relatórios apresentados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) apontaram crescimento de até 80% em fraude bancária aplicadas no último ano – durante os meses iniciais da pandemia – tendo sofrido um grande aumento neste este ano.

A educação digital e orientação aos clientes e à população em geral demonstra-se com uma das armas mais importantes na prevenção à fraude bancária, já que a larga maioria dos golpes aplicados envolvem falta de zelo da vítima com seus dados bancários e aparelhos eletrônicos. Entretanto, a prevenção pelo lado do cliente-consumidor não é totalmente efetiva e as instituições bancárias devem aplicar tecnologias robustas e garantir inovações que previnam a aplicação de crimes financeiros.

1 – E como evitar a fraude bancária sem prejudicar a experiência do cliente?

Prevenção à fraude bancária x customer experience normalmente pode até parecer um grande paradoxo, no entanto, as inovações tecnológicas têm garantido robustez de ambos os lados. Nesse sentido, desde já cabe destacar a agilidade concedida em consultas realizadas diretamente na Receita Federal de forma totalmente real-time nas soluções da Think Data, bureau de informações referência no Brasil e extremamente completo.

Na consulta a Receita Federal online é possível identificar se um CPF (ou CNPJ) está realmente ativo, ou se está cancelado – não sendo incomum no Brasil encontrar pessoas que possuam mais de um documento de identificação neste órgão, abrindo um grande leque para a fraude bancária. Além disso, é possível identificar se esse titular já veio a óbito.

Quando falamos de óbito, através da Think Data é possível identificar informações de óbito antes mesmo dessa informação ser atualizada na Receita Federal para evitar a fraude bancária, isso porque são utilizadas soluções via robô que obtêm informações exatas contendo a data do óbito, o cartório de origem e todas as informações adicionais até mesmo para pedido de segunda via de certidão.

Passada a análise para prevenção à fraude bancária mais básica e identificado se – este cliente realmente existe e está vivo? Devemos passar a realizar validações adicionais.

2 – Fraude bancária: Validação de informações básicas que o golpista não possui

Para aplicação de fraude bancária o criminoso atenta-se a obter informações extremamente direcionadas como número e dados do cartão ou conta corrente e senha, além de informações básicas como nome completo e CPF.

No entanto, existem diversas informações que podem ser validadas pelo cliente para se identificar se é ele mesmo o titular da compra/pedido, afastando-se hipóteses de fraude bancária, vejamos:

Na Think Data, é possível prevenir à fraude bancária identificando e realizando o cruzamento de diversas informações, de forma extremamente rápida e segura com dados provenientes de fontes de fé-pública, incluindo a validação do nome da mãe, local de votação, empresas em que o cliente já trabalhou, dentre diversos outros dados. Tais informações possibilitam que a validação e certificação da titularidade seja realizada por meio de quizzes de respostas alternativas ou para complementação de informações, por exemplo.

3 – Prevenção à Fraude: Como evitar perder clientes e negócios?

A avaliação de crédito envolve diversos critérios para prevenção à fraude bancária, incluindo a renda informada pelo cliente. Ocorre que, muitas vezes o cliente de boa-fé não possui comprovantes oficiais (como holerites ou extratos bancários) por ser muito jovem ou por possuir renda informal, sendo extremamente difícil que esta população, muitas vezes das classes C, D e E consigam crédito no mercado.

Pensando nesse público, a Think Data desenvolveu solução exclusiva na qual é possível realizar a identificação da Renda Familiar per capita, possibilitando uma visão mais clara do perfil que está solicitando o crédito, a realização de novos negócios e a prevenção à fraude bancária.

Mas como a informação da Renda Familiar per capita pode prevenir a fraude?

A Renda Familiar per capita oferece robustez nas análises e prevenção à fraude bancária, concedendo maior clareza na decisão acerca do montante de crédito a ser concedido, de acordo com o perfil exato do solicitante e garantindo que ações com valores que fujam da régua avaliada sejam imediatamente bloqueadas pela instituição financeira.

4 – Saiba como é possível utilizar o WhatsApp como aliado na prevenção à fraude

No último ano, uma pesquisa (Panorama Mobile Time/Opinion Box) revelou que o aplicativo WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones ativos no Brasil. Ou seja, se o seu cliente está informando um telefone móvel que não tenha este aplicativo instalado, há altíssimas chances de se tratar de uma tentativa de aplicação de fraude bancária.

Milhares de validações e checagens são realizadas real-time pela Think Data diariamente. Dentre seus mais de 450 clientes, muitos deles utilizam esta checagem já integrada em seus motores de aprovação de crédito e prevenção à fraude para identificar se os telefones móveis indicados em cadastro possuem o WhatsApp instalado.

Além disso, na Think Data é possível consultar a foto de status do aplicativo para evitar fraude, havendo cruzamentos extremamente robustos nos quais são realizadas análises de biometria facial entre esta foto, selfies fornecidas pelo cliente e foto de documento.

5 – Como identificar se o telefone é realmente do cliente para prevenir fraude bancária?

A Think Data conta, ainda, com a Localização Garantida – solução totalmente inovadora e exclusiva que, por meio de parcerias com aplicativos de telefones móveis, valida se o telefone móvel está ativo e realmente vinculado à pessoa e afastar tentativa de fraude bancária.

Esta solução demonstra-se extremamente efetiva na prevenção à fraude e extremamente ágil, reduzindo drasticamente o tempo necessário para validações (que antes deveriam ser realizados via contato telefônico, por exemplo) e aumentando a produtividade das operações.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral e prevenção à fraude bancária da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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