em Enriquecimento Cadastral

PMEs ainda utilizam a confiança na concessão e entendem que as consultas de crédito são caras contra a inadimplência nas pequenas empresas.

Pequenas, médias e grandes empresas vivem o ano inteiro sofrendo com o não pagamento de débitos que clientes fazem ao longo do período. Principalmente quando chega o final do ano, onde o consumo excessivo aumenta consideravelmente, haja vista promoções como Black Friday, as comemorações natalinas e de réveillon, contribuindo com o aumento na inadimplência nas Pequenas Empresas, que acarretam crises muitas vezes irreparáveis aos Micro e pequenos empreendedores.

Ocorre que, quando as taxas de inadimplência nas pequenas empresas aumentam porque clientes deixam de pagar aquelas comprinhas que fizeram durante as festividades, o empresário, que contava com os valores a serem recebidos, deixa de pagar impostos, taxas, aluguel, conta de luz, reposição de estoque, entre outros.

E é claro que existem diversas formas de se proteger da inadimplência nas pequenas empresas, fazendo com que a venda seja feita de uma forma mais segura ou de maneira que o lojista diminua o prejuízo e feche o mês com saldo positivo e sem dificuldades financeiras, uma delas é pesquisar o CPF do cliente para saber se ele tem pendências e restrições financeiras ou protestos em âmbito estadual.

O aumento da inadimplência nas pequenas empresas após a virada do ano

Com o recebimento do 13º salário, o consumidor tende a efetuar mais compras e a aquecer as negociações, alavancando a economia do país e consecutivamente acarretando o crescimento das PMEs. Porém, com a virada do ano a inadimplência nas pequenas empresas tendem a aumentar haja vista o pagamento de IPTU, IPVA, DPVAT, Materiais Escolares e matrícula do novo período letivo, tornando-se um verdadeiro pesadelo ao empresário.

Com isso, determinados débitos acabam sendo deixados de lado e tidos como menos importantes aos olhos da população brasileira, acarretando no aumento da inadimplência nas pequenas empresas e altos prejuízos às contas de micro e pequenos empresários.

Pensando nisso, o administrador pode e deve se precaver ao vender seus produtos no famoso “fiado”, confiando na palavra do cliente antigo, do amigo ou daquele cliente que sempre paga em dia. No entanto, não é sempre que é possível utilizar a confiança como fator de decisão para conceder crédito e, pensando em vender mais. O empresário pode utilizar soluções de consulta de CPF, de maneira simples e rápida, evitando que sua empresa sofra com o aumento de inadimplência nas pequenas empresas, que ocorre sempre no início do ano.

Inadimplência nas Pequenas empresas: Métodos a serem usados a fim de evitar o famoso “calote”

Com o avanço da tecnologia, com alguns cliques é possível fazer uma pesquisa do CPF ou Nome do cliente e descobrir se ele é um bom pagador ou se é aquele cliente que vai dar dor de cabeça para quitar as compras que fez na loja, evitando o acarretamento de inadimplência nas pequenas empresas.

No entanto, resta claro que a inadimplência nas pequenas empresas gera grandes prejuízos, visto que o pequeno empreendedor não tem grandes fundos para arcar com pesquisas de alto custo para cada cliente que tenta comprar em sua loja.

Uma alternativa para se precaver de inadimplência nas pequenas empresas é a realização de uma Consulta Básica de CPF, fornecida pela Think Data, atuando como Distribuidor Autorizado Serasa Experian.

A Consulta Básica de CPF possui um custo extremamente baixo, quando se comparada a inadimplência nas pequenas empresas, geradas pela concessão de crédito às escuras. Nessa pesquisa é possível ter informações como dados cadastrais básicos, pendências e restrições financeiras, dívidas vencidas, protesto em âmbito Estadual, informação de cheques devolvidos e sem fundos.

A Think Data possui um amplo book de consultas para que empresas possam avaliar o perfil de pessoas físicas de jurídicas de todo o país, adequando-se ao tamanho de cada negócio, sendo possível evitar inadimplência nas pequenas empresas, assim como negociações de altos valores.

Conheça as soluções que possibilitam evitar a inadimplência nas pequenas empresas

Ao fornecer um determinado serviço ou produto ao cliente e confiar na palavra deste o empresário se coloca em um extremo risco a sua empresa e, com o aumento da inadimplência nas pequenas empresas fatidicamente, pode levar a falência e como efeito dominó, existe o risco de o empresário virar o mau pagador.

É possível realizar também a anotação (negativação) de clientes inadimplentes, fazendo com que devedores priorizem a regularização de sua inadimplência nas pequenas empresas, já que estes recebem uma comunicação prévia, indicando a negativação em caso de não regularização no prazo indicado.

Além disso, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança no Brasil, conta com diversas soluções que viabilizam a análise do perfil do cliente bom pagador, como renda presumida, renda familiar per capita, situação profissional online, recebimento de seguro-desemprego, bolsa-família, dentre diversas outras informações que, quando avaliadas, auxiliam na redução da inadimplência nas pequenas empresas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

 

Deixe um Comentário