em Enriquecimento Cadastral

Muitos planos de saúde têm sofrido com problemas de inadimplência nos últimos anos. Esse cenário tem feito com que as operadoras busquem formas de diminuir os prejuízos, e uma das estratégias é a avaliação do crédito dos beneficiários.

Planos de saúde: A regulamentação no Brasil e as exigências da ANS para cadastro

No Brasil, os planos de saúde são regulados pela Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Cabendo considerar um crescimento significativo, contando-se, atualmente, com cerca de 50 milhões de brasileiros beneficiários.

Em geral, os planos de saúde podem ser divididos em três tipos: os individuais, os familiares e os coletivos por adesão. Os planos individuais são aqueles contratados pelo beneficiário de forma individual, sem a necessidade de vínculo empregatício ou com uma entidade. Já os planos familiares são aqueles que cobrem somente o titular e seus dependentes legais. Por fim, os planos coletivos por adesão são aqueles que podem ser contratados por qualquer pessoa que faça parte de um grupo específico, como funcionários de uma determinada empresa ou associados a uma associação.

Em Março do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu algumas regras para os planos de saúde cadastrarem seus beneficiários e, de acordo com sua Resolução Normativa no. 500, existe um rol bastante extenso de informações que devem ser coletadas, desde CPF, nome da mãe, PIS, RG, título de eleitor, endereço etc. O que acaba gerando uma demanda extremamente árdua para os planos de saúde que, por sua vez, precisam considerar a viabilidade de uma relação duradoura para que haja um equilíbrio entre o valor do plano e todo o esforço e benefícios oferecidos pela contratação.

Planos de saúde: Quais são as alternativas para compreender o perfil do beneficiário?

Avaliar o perfil do beneficiário antes de cadastrá-lo é uma forma eficaz de diminuir a inadimplência. Dessa forma, os planos de saúde podem ter certeza de que estão cadastrando somente aqueles que realmente têm condições de pagarem as mensalidades. Além disso, também é importante fazer a checagem do score de crédito, pois isso pode indicar o risco de inadimplência do beneficiário.

Por outro lado, também é possível checar o score do beneficiário para saber se ele é considerado bom pagador. Essa informação pode ser útil para planos de saúde que oferecem descontos por meio da boa reputação do consumidor.

Nesse contexto, cabe destacar as soluções extremamente inovadoras disponibilizadas pela Think Data, bureau de informações referência no Brasil que, possibilita o preenchimento de mais de 75% das informações exigidas pela ANS no cadastro de beneficiários, com apenas um clique. Esta solução pode ser implementada em sistemas de planos de saúde através da implementação do Valida Fácil, a API da Think Data, garantindo-se extrema agilidade e robustez durante o processo de cadastro.

Com a Think Data é possível que os planos de saúde possam entender a localidade do beneficiário, sua profissão, renda, escolaridade e diversas outras informações que auxiliam na compreensão do perfil do beneficiário. Somado a tais checagens, ainda é possível realizar validações referente à Score, existência de pendências, dívidas vencidas (e muito mais) na plataforma da Think Data, como distribuidora das soluções Serasa Experian.

Planos de saúde: Como melhorar os recebimentos diante da alta inadimplência no Brasil?

Para tentar diminuir a inadimplência, diversas operadoras de planos de saúde têm adotado medidas, como a avaliação do perfil dos beneficiários, como as oferecidas pela Think Data, além da implementação da cobrança recorrente.

Estratégias de planos de saúde que avaliam o perfil do cliente durante todo o ciclo do relacionamento, como o procedimento de manter o número de contato atualizado e o envio de lembretes para pagamento, ainda antes do vencimento, garantem que as taxas de inadimplências sejam baixas, considerando realmente aqueles beneficiários que realmente passam por uma situação difícil como perda de emprego ou renda.

Estratégias de cobrança, com contato recorrente pelos planos de saúde, possibilitam afastar a possibilidade de inadimplência por esquecimento. Porém, para a efetivação de tal estratégia, é necessário ter acesso aos contatos atualizados, como os existentes no banco de dados da Think Data que, além de passarem por uma avaliação interna com scoragem, é possível que os planos de saúde identifiquem quais são os telefones móveis que possuem WhatsApp instalado, adicionando-se mais um canal de contato com os beneficiários.

Planos de Saúde: Como obter sucesso em ações para reativação de clientes antigos

Outra estratégia interessante para os planos aumentarem os recebíveis é a reativação de clientes.  Essa é uma ação voltada para os beneficiários que já não fazem parte da base ativa da operadora, mas que podem ser conquistados novamente – ou seja, nesse caso possui-se todo o histórico de relacionamento e adimplência, sendo um perfil que se conhece ainda mais profundamente.

Para realizar a reativação de clientes, os planos de saúde podem entrar em contato com os beneficiários, oferecendo descontos e vantagens para que eles voltem a usufruir dos serviços. Para tal ação é possível contar ainda com o Localização Garantida da Think Data, solução que possibilita a validação do telefone atual do beneficiário – checando se este terminal se encontra ativo e, de fato vinculado ao CPF, o que possibilita um sucesso absoluto nesses acionamentos para reativação e, consequente aumento nos recebíveis.

Além disso, é importante que os planos de saúde realizem um follow-up para saber se o cliente está satisfeito e se não há nenhum problema que possa afastá-lo novamente, promovendo a melhoria da qualidade do atendimento e garantindo o bem-estar dos beneficiários.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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