em Enriquecimento Cadastral

O Código de Processo Civil de 2015 trouxe inovações positivas na cobrança de condomínio, fazendo com que esta ficasse mais ágil, tornando possível o ajuizamento na de execução, sem a necessidade de fase inicial de conhecimento, produção de provas etc.

Após alguns anos da vigência do Novo Código de Processo Civil ficou muito mais fácil para realizar a cobrança de condomínio ainda que em fase extrajudicial, pois o devedor sente-se compelido a realizar o documento – já que, caso não o faça e aguarde o ingresso de ação judicial o devedor ficará passível de sofrer bloqueio em contas correntes e outros bens, podendo até mesmo vir a perder deu imóvel.

Ou seja, o Novo Código de Processo Civil facilitou também a cobrança de condomínio extrajudicial já que o devedor tende a evitar uma disputa na justiça, a qual lhe acarretará além do pagamento do débito, o pagamento de custas judiciais e honorários de advogados. Nesse contexto, vemos que a cobrança de condomínio amigável ganhou ainda mais força.

Apesar da cobrança de condomínio estar sendo mais ágil e ter sido simplificada pelo ordenamento jurídico, ainda há diversas análises que devem ser realizadas, inicialmente para a localização do devedor e a identificação de melhores estratégias para a realização da cobrança de condomínio.

No momento em que a cota de condomínio está vencida, as administradoras, condomínios ou empresas terceirizadas de cobrança podem começar os acionamentos para viabilizar o recebimento de valores. Entretanto, tratando-se de bem imóvel, a relação entre condomínios e condôminos são muito duradouras, razão pela qual é um grande desafio manter os dados dos condôminos atualizadas.

A atualização cadastral condômino a condômino é tarefa extremamente árdua – considerando, inclusive, que o morador inadimplente não irá fornecer seus contatos atualizados! Nesse cenário, uma ótima prática que facilita a cobrança de condomínio é o enriquecimento de dados, serviço realizado pela Think Data, bureau de informações referência no segmento da cobrança.

Por meio de projetos personalizados de cobrança de condomínio, as administradoras e empresas de cobrança podem conhecer novos telefones, bem como realizar a certificação dos telefones já constantes em sua base de dados, sendo possível ainda, identificar telefones móveis com WhatsApp vinculado – o que facilita a localização do inadimplente, sendo possível identificar ainda foto, data de última alteração da foto do perfil e mensagem de status, tudo de forma online e real-time, o que traz plena confiabilidade nas informações apresentadas.

Além de telefones, a Think Data disponibiliza diversas outras informações atualizadas em seu banco de dados, tanto para cobrança de condomínio de pessoas físicas ou jurídicas – identificando-se para tanto novos possíveis endereços para envio de notificações e citações e e-mails para possíveis negociações

Cabe atentar-se ainda que a cobrança judicial de condomínio prescreve em 5 (cinco) anos, sendo que após esse período, o valor não poderá mais ser requerido judicialmente, sendo necessária agilidade nas tratativas extrajudiciais que começam no primeiro contato com o inadimplente.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com foco na cobrança de condomínio da Think Data, acesse: www.thinkdata.com.br/testegratuito

Deixe um Comentário