em Enriquecimento Cadastral

É muito comum encontrar impasses em discussões sobre “de quem é o cliente” do Representante Comercial ou da companhia? Por esse motivo, é muito importante ter clareza nas negociações com o representante comercial e suas responsabilidades.

Mas o que fazer quando o representante comercial dificulta o relacionamento com os clientes?

O cliente é de fato é da companhia – o representante comercial realiza a venda e essa, por sua vez, possui um processo amplo que envolve o produto ou serviço em si, atividades de marketing, análise financeira, suporte, pós-vendas dentre outros. Ou seja, não é apenas o ato da venda do representante e sim todo o processo de negociação envolvido.

Para que todo o processo de venda funcione, o representante comercial é peça fundamental em muitos negócios. Seja no relacionamento para realização de empréstimos consignados – onde os representantes são conhecidos como ‘pastinhas’ – na comercialização de seguros, na distribuição de alimentos a medicamentos ou autopeças, por exemplo. A atividade do representante é bastante extensa e, quando não é realizada corretamente, pode gerar diversos prejuízos à companhia.

Apesar do próprio nome “representante” significar quem recebeu poder para agir em nome de outrem, muito representante comercial costuma ocultar dados de clientes, impossibilitando o contato direto das companhias – temendo impactos em seus comissionamentos.

Destaca-se, portanto, a imensa necessidade de que as responsabilidades do representante comercial sejam claras, desde o início da parceria, sendo que as partes (companhia e representante) devem estar totalmente de acordo com o modelo pactuado.

Entretanto, o foco do representante comercial é a realização da venda em si, assim como sua consequente remuneração. Ou seja, ainda que as responsabilidades estejam claras no início da parceria, por diversas vezes não são observadas, acumulando uma infinidade de problemas às companhias, principalmente, aqueles relacionados ao cadastro de clientes.

O problema no cadastro de clientes realizado pelo representante comercial

Considerando a má qualidade do cadastro realizada pelos representantes comerciais que, na correria do dia-a-dia acaba por cadastrar apenas as informações mínimas necessárias para efetivar a venda, informações básicas de contato de cliente como telefone, e-mail e endereço são perdidas.

Problemas na base de dados de clientes podem levar empresas à quebra – a premissa para a existência de uma empresa é visar ao lucro e não há lucro sem que haja clientes! O maior bem das companhias são seus clientes (que de nada valem se não for possível manter um relacionamento/contato). Nem mesmo o representante comercialconseguirá manter um bom relacionamento com clientes se não souber gerir suas informações.

A criação de estratégias para gerar novos negócios, a manutenção e o aumento das vendas – tudo isso depende das informações/dados constantes em seus sistemas (sejam essas cadastradas pelo representante comercial ou não).

Inovação, segurança e agilidade para o representante comercial e para a companhia – como garantir o sucesso nos negócios?

Identificando tal necessidade, a Think Data, bureau de informações referência no país, e que atende a todos os setores de mercado (indústria, comércio e serviço) desenvolve projetos totalmente personalizados visando a garantir a atualização e certificação de dados de clientes já existentes na base de dados para a atualização e obtenção de informações essenciais para as companhias provendo-lhes maior segurança, auxiliando e reduzindo tempo gasto nas atividades do representante comercial.

Além de informações de contato como telefone e endereço, a Think Data realiza de forma online a checagem de WhatsApp, sendo possível que as companhias e o representante comercial identifiquem se o telefone está em uso no momento ou obter novos telefones.

Para pessoas jurídicas, é possível realizar a checagem online de informações junto à Receita Federal, bem como trazer informações do SINTEGRA de todos os estados – diminuindo em até 90% o tempo gasto em checagens para viabilização de negócios! As empresas, juntamente com seu representante comercial, podem contar ainda, com a indicação sócios e tomadores de decisão para contato direto e efetivação de novos negócios.

Para conhecer gratuitamente a solução de Enriquecimento Cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Comentários
  • Ivan
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    Excelente artigo muito bom mesmo principalmente a parte que fala o representante comercial é peça fundamental em muitos negócios., o representante comercial precisa se atentar sobre este pouco de forma cuidadosa. Continue escrevendo mais sobre o assunto.

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