em Enriquecimento Cadastral

A restituição do IR (Imposto de Renda) pode ser uma ótima alternativa de diminuição das taxas de inadimplência, aumentando das chances de negociação quando o devedor possui valores a restituir. Entenda como é possível chegar na frente e utilizar a restituição do IR para a recuperação de dívidas.

Mesmo com a melhora nos índices de contaminação da COVID-19, acarretando no retorno gradativo da rotina normal da população, os índices de inadimplência no país continuam em constante aumento, por isso, faz-se necessário que empresas personalizem ainda mais sua cobrança para cada tipo de carteira e, um meio possível de diminuir a inadimplência é aproveitar a restituição do IR e negociar o pagamento para o mesmo período.

Com o início do Calendário de Pagamento programado para o dia 31 de maio para o pagamento de beneficiários incluídos no Rol de Prioridades, a  Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou no dia 9 de Junho de 2022, o Projeto de Lei que modifica o rol de prioridades do recebimento da restituição do IR, essa medida colocará em prioridade aqueles que estiveram na linha de frente contra a COVID-19, passando a incluir os profissionais de saúde, assistência social, segurança pública e educação no rol de prioridades.

No entanto, a mudança para o pagamento da restituição do IR ao rol de prioridades não será atribuída aqueles que o valor exceda onze mil reais, os desempregados e os afastados do trabalho em razão da contaminação por COVID-19, exceto aos servidores públicos ocupantes de cargo efetivo. O projeto de Lei 2981/20 será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e se aprovado, seguirá para o Plenário.

Com isso, é possível que empresas de cobrança se programem e realizem campanhas que devedores utilizem os valores recebidos a título de restituição do IR e realizem o pagamento total ou a negociação da dívida.

Restituição do IR: Como saber quando será realizado o pagamento?

Esse ano, o pagamento da restituição do IR começou no dia 31 de maio, com o pagamento de contribuintes que fazem parte do rol de prioridades, vale ressaltar que o grupo levantado pelo Projeto de Lei n° 2981/20 ainda não recebeu, pois o PL ainda não foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Plenário, sendo assim, os profissionais de saúde, assistência social, segurança pública e educação que tiverem valores a receber, por ora, deverão receber pelo calendário normal.

Com o pagamento do primeiro lote já tendo ocorrido, os demais beneficiários da restituição do IR receberão pela ordem da entrega da Declaração do Imposto de Renda, ou seja, quem declarou primeiro, receberá primeiro. Assim sendo, o pagamento dos lotes seguirá da seguinte forma:

2° Lote: 30 de junho;

3° Lote: 29 de julho;

4° Lote: 31 de agosto;

5° Lote :30 de setembro.

Aqueles que organizarem suas operações e realizarem a cobrança das dívidas daqueles que receberão a restituição do IR, serão beneficiados com o retorno destes valores para o contribuinte, que poderão negociar suas dívidas.

Para identificar o contribuinte que possui restituição do IR, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de cobrança, disponibiliza conexão real-time com a Receita Federal, que possibilita a identificação de valores a receber provenientes do Imposto de Renda, sendo possível que as áreas de cobrança façam uma personalização nos scripts de contato nas negociações desses devedores informando de forma positiva o recebimento dos valores para que possam realizar a quitação ou a negociação de parte da dívida.

Restituição do IR: como saber a hora de cobrar?

Pensando em formas de agilizar o processo das ações de cobrança para que haja efetividade na negociação, é importante que haja a diferenciação dos devedores hábeis para serem cobrados no período em que vão receber a restituição do IR e aqueles que não irão, para que não passe demais o tempo e o dinheiro seja direcionado para outros gastos, que não seja a quitação da dívida.

A Think Data, possui soluções que possibilitam fazer o enriquecimento cadastral massivo de informações de restituição do IR podendo inclusive informar dados como o banco do crédito, agência, lote e a data da restituição. Poderá também a área de cobrança, fazer a pesquisa de quem realizou a declaração do imposto de renda e consta em seu status da restituição do IR como: “imposto a pagar”, isso quer dizer que o devedor possui renda superior à média do mercado e por isso, as chances de quitação da dívida são de fato melhores.

Importante destacar que de nada adianta saber até a data de recebimento da restituição do IR e não conseguir contatar o devedor. Nesses casos, quem consegue localizar primeiro é quem consegue realizar a negociação. Quando falamos em localização de devedores, a Think Data é sempre referência no mercado, disponibilizando informações de contato através de telefones fixos ou móveis e e-mails de altíssima qualidade.

Nas soluções da Think Data é possível identificar quais telefones móveis possuem o aplicativo WhatsApp vinculado, facilitando a identificação do melhor celular para acionamento. Além disso, para negociar o pagamento de dívidas com a restituição do IR é possível contar também com o Localização Garantida, solução exclusiva da Think Data, que certifica, em tempo real, se um telefone móvel está ativo e vinculado a um CPF!

Para agilizar o recebimento de valores inadimplidos, considerando ou não a restituição do IR, a Think Data, atuando como um dos maiores Distribuidores Serasa Experian do Brasil, disponibiliza plataforma para a realização de apontamento de dívidas de devedores, solução esta que faz com que os devedores priorizem o pagamento, para evitar negativação e consequente impacto negativo em suas informações para a realização de novos negócios.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário