em Enriquecimento Cadastral

Uma das maiores dificuldades na recuperação de crédito não é cobrar, e sim, identificar (ou obter) o melhor telefone para cobrança. Entenda as melhores estratégias para se aumentar o CPC (Contato com a Pessoa Certa) através de ações qualitativas junto aos telefones existentes em sua base de dados.

Temos observado nos últimos tempos que as áreas de cobrança vem dando maior atenção ao desenvolvimento de estudos e estratégias que possibilitem melhorar suas ações de acionamento, sejam elas via digital, canais alternativos (SMS, URA Ativa) ou contact center – mas em todas elas, as mesmas acabam esbarrando em um fator que impacta fortemente suas operações: a identificação de qual o bom telefone para cobrança.

Neste ponto, não estamos falando de se realizar processos contínuos de enriquecimento cadastral – aliás, essa estratégia, se não bem definida, tende apenas a encher sua base de telefones considerados “lixo” (telefones ruins). Por isso, criar processos que auxiliem uma empresa a identificar e segregar o bom telefone para cobrança é muito importante.

Um claro sinal de que a empresa deve mudar seu mind-set no processo de enriquecimento cadastral é quando a companhia observa que um bom telefone para cobrança já existia em sua base de dados – mas este, só foi identificado após um longo período.

Qual fator faz com que uma empresa demore para identificar um bom telefone para cobrança?

Muitas vezes a inexistência de processos internos de qualificação dos telefones recebidos é um dos fatores para este GAP. Outro fator são as falhas nas regras de discagem configuradas nos discadores, isso é, caso essa não esteja bem parametrizada, sua companhia pode acabar “invalidando” rapidamente telefones bons e mantendo no discador os telefones ruins.

Hoje, não é difícil ouvir relato de companhias indicando terem mais de 20 telefones associados a um CPF – o que não faz nenhum sentido, e dificulta às áreas de control desk determinarem quais destes subir ou não para o discador.

Talvez muitas companhias mantenham este “histórico” de telefones como uma forma de garantir que não sejam tarifadas novamente em um processo de enriquecimento cadastral, mas, se nenhuma ação mais inteligente for tomada para identificar o bom telefone para cobrança, a economia, se transformará em perda de negócios (e queda no ranking dos clientes contratantes).

Afinal, qual a melhor estratégia para identificar um bom telefone para cobrança?

Segundo a Think Data, bureau de informações referência no atendimento à indústria de cobrança no Brasil, são diversas as estratégias que podem ser adotadas para se identificar o melhor telefone para cobrança.

Um dos principais pontos, é garantir junto aos prestadores de serviço de enriquecimento cadastral que apenas retornem telefones “realmente” vinculados ao CPF! Muitas companhias acabam devolvendo diversos telefones, que é de todo mundo, menos do cliente devedor (e sem ao menos uma sinalização), impossibilitando a adequação do script da operação e dificultando sua localização.

Outra estratégia muito utilizada para se identificar o bom telefone para cobrança é implementar um processo de higienização com certificação cadastral. Como funciona? É como se fosse um enriquecimento cadastral reverso, onde a área de cobrança informa o telefone e o bureau indica para qual CPF este está vinculado – assim, a assessoria consegue separar o joio (telefone ruim de cobrança) do trigo (o bom telefone para cobrança).

Na cobrança digital, é possível criar uma estratégia para se localizar o bom telefone para cobrança?

Sim, é possível, e extremamente necessário! Para suportar essa ação, a Think Data desenvolveu uma solução única e exclusiva onde é possível checar, real time, se um telefone celular possuí ou não uma conta ativa no WhatsApp – inclusive com retorno da foto vinculada ao aplicativo.

Através desta foto, as áreas de Hard Skip (localização de clientes de altos valores), conseguem realizar um cruzamento com as redes sociais, obtendo a confirmação exata se aquele terminal realmente está vinculado ao cliente devedor, sendo então, o bom telefone para cobrança.

Além dos pontos citados, a identificação de um bom telefone para cobrança, vinculado ao WhatsApp, tende a trazer maior segurança nas interações de negociação via chatbot.

Telefone para Cobrança: Como utilizar a geolocalização e garantir 100% de localização dos clientes devedores?

A Geolocalização é uma tecnologia que ganhou muito destaque nos últimos tempos através dos estudos de isolamento social desenvolvidos na pandemia. Neste cenário, a Think Data, customizou a solução para ações de relacionamento e cobrança.

100% adequada a LGPD, a plataforma denominada Localização Garantida, permite a companhia obter o melhor telefone para cobrança através da geolocalização associada aos principais aplicativos (app) do país. Como funciona?

Através de convênios exclusivos, o Localização Garantida possibilita às empresas identificarem quais os telefones vinculados aos clientes devedores e que realmente estejam associados ao CPF indicado.

Utilizando-se das estratégicas de identificação do bom telefone para cobrança anteriormente apresentadas, uma companhia conseguirá obter indicadores de localização do devedor para 30% a 40% da base – já utilizando do enriquecimento associado a geolocalização (Localização Garantida), este patamar ficará entre 80% e 90% de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp e Localização Garantida da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

Deixe um Comentário